Considerando tudo que vimos sobre a relação entre tecnologia e os sentidos, cheguei a alguns assuntos com os quais eu gostaria de trabalhar para desenvolver a G2 da disciplina.
Tato e as telas modernas
Umas das ideias de trabalho trata da relação entre o tato, as telas e os livros.
Cada vez mais temos telas presentes em nossa vida e, por mais que seja prazeroso usá-las, no caso das telas touch , o toque não é muito satisfatório. Ainda mais se compararmos com as páginas de um livro. A textura do papel é algo que, por ainda ser muito presente em nossa vida, poderia ser utilizado na produção das telas.
Nessa ideia não penso apenas em trazer a textura do papel para as telas dos celulares e kindles, mas o contrário, levar as telas para os jornais e livros.
Com os novos celulares dobráveis, as telas se tornaram ultra flexíveis e finas (como fica bem evidente no Razor Fold da Motorola), isso pode ser aproveitado para criar, por exemplo páginas interativas de um livro ou um jornal "digital" que atualiza ao vivo, ou seja, algo que segue a mesma linha da estética do meu blog. Essa ideia foi fruto das horas encarando a página inicial, enquanto pensava em temas.
Fones de ouvido "ao contrário"
Um dos sentidos que mais gosto é a audição, adoro, além de ouvir música, obviamente, prestar atenção nos sons sutis do ambiente. Acho que isso pode ser uma boa ideia para um projeto de design que envolva a audição. Por exemplo, podem ser feitos fones de ouvido (headphones ou earbuds) que, ao contrário dos demais modelos do mercado, amplifique os sons mais baixos de forma que seja possível ouvir claramente além do que a atenção humana permite. Claro que isso tudo seria feito de forma inteligente, para que a audição não seja prejudicada. Talvez também existiria a possibilidade de escolher a quantidade de sons amplificados ao mesmo tempo.
Óculos Inteligentes
Embora o Google Glass não tenha sido o que esperávamos, ele com certeza foi o início desse tipo de tecnologia no mercado. Assim, ele pode ser usado como uma boa base para pensar em inovações.
Pensando em formas de tornar o Google Glass mais útil, tive algumas ideias para a G2.
A ideia principal é usar o overlay do óculos para torná-lo uma ferramenta útil no dia a dia de vários profissionais. Por exemplo, seria possível, para o artista, designer etc, identificar as cores, tanto na fórmula RGB, CMYK quanto o código Hex. Ou então, para que o arquiteto ou engenheiro, que poderiam descobrir as dimensões de uma peça apenas olhando. Dessa forma, o produto possibilitaria que a visão humana alcançasse mais informações de uma vez só.
Obrigado!
Comments